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Vendas

Como aumentar vendas

Soraia tem um negócio de rotisseria em um bairro periférico de São Paulo.

Para quem não sabe o que é uma rotisseria, é aquele negócio de comida onde há assados como frangos, carnes bovinas e suínas, farofa, maioneses, e massas (em geral frescas, preparadas no próprio negócio, para cozinhar ou já cozidas) e molhos. 

É um negócio que em geral tem um pico de vendas aos domingos, quando as pessoas não desejam cozinhar e em termos de custo para o cliente se situam no meio termo entre preparar alimento em casa (mais barato e dá mais trabalho) e se alimentar fora em restaurante (mais caro e dá menos trabalho).

Assim, ela vendia por volta de 200 frangos aos domingos, aos sábados também vendia bem, coisa como 60% do movimento do domingo, mas de 2ª a 6ª feira praticamente não vendia nada.

Segundo se estuda em estratégia de negócios, uma empresa pode operar em função de pelo menos dois vetores: o conhecimento da tecnologia (know how) que a empresa domina e em atender certos desejos e necessidades dos clientes.

Com relação ao conhecimento, o negócio da Soraia domina a tecnologia em produzir assados (frango, porco e carne), acompanhamentos para as carnes (arroz, farofa e batatas assadas) e saladas (antepasto e maionese).

Com relação às necessidades e desejos dos clientes que atende, como mencionado no artigo anterior, atualmente a empresa atende aquele cliente que mora perto do negócio e que não deseja cozinhar no final de semana, por outro lado não deseja gastar tanto indo a restaurante, ou seja, opta pelo takeaway (retira o produto no ponto de venda).

Soraia deve pensar nestes dois vetores para tentar incrementar suas vendas.

Assim, ela pode com os mesmos produtos atender outras necessidades dos clientes, para os mesmos clientes oferecer outros produtos ou num terceiro caso oferecer outros produtos para outros clientes.

No primeiro caso, Soraia tentaria vender outro tipo de produtos, como pizza ou comida chinesa, para os clientes que desejam fazer takeaway no final de semana. Para isso ela precisaria aprender esta culinária, fazer investimentos em equipamentos, maior estoque de matéria prima e treinamento dos funcionários. Neste caso pode ocorrer canibalismo na sua oferta, pois ela disputaria o mesmo cliente com outro produto, e a venda deste novo produto poderia tirar a venda daquele que ela já produz. Esta opção não resolve a ociosidade produtiva fruto da falta de vendas de 2ª a 6ª feira.

No segundo caso, Soraia poderá tentar vender os mesmos produtos, para o mesmo cliente, mas para atender outras necessidades. Sabemos a necessidade do cliente aos finais de semana. Mas durante a semana o cliente pode ter outras necessidades como uma refeição individual para almoço na empresa ou um jantar solitário. Neste caso ela não venderia porções grandes familiares de final de semana, mas porções menores, um kit individual, como um PF (prato feito). Neste caso os produtos são os mesmos apenas que são acondicionados de forma diferente, em menor quantidade. Aqui seria necessária uma pesquisa exploratória para verificar se há esta demanda latente e em caso afirmativo realizar um esforço mercadológico de comunicação e promoção para que os clientes saibam desta nova possibilidade.

No terceiro caso, durante a semana, poderia vender os pratos prontos individuais para consumo no seu atual negócio, para isto ela agregaria ao negocio de rotisseria takeaway o negócio de restaurante, que, importante lembrar, se trata de outro negócio e necessita de investimentos e conhecimento adicionais. Poderia também tentar fornecer refeição comercial para empresas. Enfim, Soraia vai analisar as diversas alternativas segundo as duas variáveis a serem estudadas. Realizará pesquisa, calculará os investimentos, a necessidade de esforço de vendas e verificará os retornos esperados para tomar sua decisão.

Icone Autor Sobre o Autor

Alberto Ajzental é Engenheiro Civil pela POLI-USP. Mestre e Doutor pela EAESP-FGV. Foi e é Professor de Estratégia de Negócios, Marketing e de Economia nas escolas ESPM-SP e EESP-FGV. Autor dos livros A Construção de Plano de Negócios - Ed. Saraiva, História do Pensamento em Marketing - Ed. Saraiva e Complexidade Aplicada à Economia - Ed. FGV.

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