Recolher

R$ 39 ,97 por mês

Para finalizar a compra você será redirecionado ao Hotmart, onde todo o processo de compra será explicado passo a passo.

Você terá 30 dia(s) para experimentar gratuitamente o produto. Após este período será cobrado o valor de R$ 39,97 / mês

São aceitos os principais cartões de crédito, Samsung Pay e Google Pay.

MICROeconomia

Cai o mundo – Introdução, calma

Cai uma tempestade. Chuva torrencial. Parece que desde 1929 não chovia tanto. Você tem que sair do carro sem guarda chuva e ir até sua casa que fica do outro lado da rua. A correnteza é forte, muitas poças de agua, mal dá para enxergar à frente.  Você sai correndo como um maluco e mal olha para cruzar a rua. Correto? Não, errado. Sair correndo faz com que você incorra em muito mais risco de cair, quebrar a perna ou mesmo ser atropelado. E não vale a pena tudo isso só porque você quer se molhar um pouco menos. O certo é andar com calma, entender que vai se molhar de qualquer jeito e olhar para frente com serenidade.

Hoje há no Brasil 14.200.000 de desempregados (trimestre encerrado em março fonte IBGE) ou 13,7% de taxa de desemprego. Em 3 anos o número de desempregados mais que dobrou no pais, em fevereiro de 2014 havia 6,6 milhões de desempregados. Desde o 1º trimestre de 2014, o país perdeu cerca de 3 milhões de postos de trabalho com carteira assinada. O recuo em relação ao primeiro trimestre de 2016 foi de 1,7 milhão de pessoas. Já a população ocupada também bateu recorde negativo- é o menor contingente desde o trimestre fevereiro-abril de 2012, temos apenas 88,9 milhões de pessoas no mercado de trabalho. E não há nada no horizonte político / econômico que sinalize uma melhoria tão cedo no mercado de trabalho ou na geração de empregos.

Mas precisamos de sustento e não podemos ficar parados, então vamos conversar sobre duas formas de se obter renda.

Uma é através de emprego, ou seja, oferecer sua força de trabalho, esforço físico associado a alguns conhecimentos adquiridos em alguma atividade ou estudo prévio, em troca de um salário. Neste caso a gente conversaria sobre educação, empregabilidade, carreira, isto tudo em nosso atual ambiente adverso que tem fechado vagas de emprego.

Ou através do esforço empreendedor, neste caso abrindo um negócio, realizando um investimento, eventualmente contratando outras pessoas, isto também em um ambiente tão adverso quanto aquele para quem busca emprego.

Assim, nossos textos daqui em diante vão se concentrar no assunto Negócios e Ambiente de Negócios, ou seja, no segundo caso.

Dado que vagas de emprego foram fechadas e muito provavelmente não serão reabertas tão cedo, alguns tipos de vagas talvez nunca mais o sejam, empreender será uma opção, senão a única, para um contingente enorme de pessoas. E dada a enorme crise econômica que ora passamos, estamos no meio da tempestade, sair correndo por aí fazendo coisas, sem entendimento do ambiente, sem conhecimento e sem serenidade, pode não ser a melhor opção.

Negócios e Ambiente de Negócios é um assunto complexo e com muitas variáveis. Tenho como meta aqui avançar uma a uma, passo a passo, de forma calma e contínua, tal que eu possa apresentar, explicar, analisar e discutir cada passo que vamos dar daqui para frente. Hoje vimos que não devemos sair por aí que nem loucos, no próximo texto vamos conversar sobre quais as primeiras diretrizes para empreender.

Icone Autor Sobre o Autor

Alberto Ajzental é Engenheiro Civil pela POLI-USP. Mestre e Doutor pela EAESP-FGV. Foi e é Professor de Estratégia de Negócios, Marketing e de Economia nas escolas ESPM-SP e EESP-FGV. Autor dos livros A Construção de Plano de Negócios - Ed. Saraiva, História do Pensamento em Marketing - Ed. Saraiva e Complexidade Aplicada à Economia - Ed. FGV.

Compartilhar:

Anterior

O vendedor de alho e guarda-chuva no centro de SP que dá lições de negócio

NOSSOS APOIADORES

previous arrow
next arrow
Slider
Abrir Chat
Olá, posso ajudar?