Recolher

R$ 39 ,97 por mês

Para finalizar a compra você será redirecionado ao Hotmart, onde todo o processo de compra será explicado passo a passo.

Você terá 30 dia(s) para experimentar gratuitamente o produto. Após este período será cobrado o valor de R$ 39,97 / mês

São aceitos os principais cartões de crédito, Samsung Pay e Google Pay.

Marketing

Propaganda & Marketing

É comum vermos as expressões Propaganda e Marketing lado a lado. Inclusive há faculdades de administração e marketing que carregam estas palavras desta forma.

Mas a utilização desta forma pode levar a uma má compreensão do que cada uma diz respeito, sua importância ou abrangência.

Segundo a Associação de Marketing Americana, AMA, em 1937 o marketing era definido como “o desempenho das atividades de negócio que direcionam o fluxo de bens e serviços dos produtores aos consumidores.” Em Julho de 2013, após sucessivas alterações e evolução esta definição passou para “marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, clientes, parceiros e a sociedade em geral”.

Uma das formas de se entender marketing, pelo lado prático, é pelo próprio marketing mix, ou seja, pelos seus elementos tais como Produto, Preço, Praça, Promoção, Pessoas, Processos e Evidencia Física. Isto sem mencionar Posicionamento, Marca, Segmentação de Mercado, dentre outros.

Por sua vez promoção relaciona-se com comunicação. Para se promover algo se deve comunicar. A Promoção pode ser realizada através da Propaganda (qualquer forma paga e não-pessoal de apresentação de um produto, com identificação do patrocinador) como por exemplo um anúncio de um minuto no intervalo do jornal televisivo mais assistido no país. Vale explicar que Publicidade, conceitualmente, diferentemente de Propaganda, não é pago, esta se dá quando pessoas decidem falar do seu produto, sem qualquer remuneração, tal como na recomendação boca a boca de filmes.

Também através da Promoção de Vendas (incentivos de curta duração de tempo para estimular a experimentação ou compra do produto), como exemplo quando uma moça simpática te oferece para experimentar um cubo de queijo branco espetado por um palitinho de dentes dispostos em uma bandeja no corredor do supermercado.

Relações Públicas (ações para promover ou proteger a imagem de uma empresa ou produto), quando, por exemplo, um lançamento de um produto da empresa vira conteúdo ou matéria jornalística, podendo até se tornar capa de revista.

Venda Pessoal (apresentações pessoais de vendas ou interação pessoal), como ocorre com as promotoras de vendas de empresas de cosméticos que vendem de porta em porta, neste caso especifico além de promover o produto elas agem como canal, quando também realizam a entrega do produto.

Marketing Direto (comunicação direta com os indivíduos visando obter uma resposta imediata), neste caso pode-se citar aquele telefonema que recebe em casa bem na hora do jantar com oferta de compra de jazigo ou aumento da capacidade da banda de internet.

Neste texto abrimos o leque de marketing e o leque de promoção e apresentamos a posição relativa de todos, isto para mostrar que a propaganda faz parte de promoção que por sua vez faz parte do marketing, ou seja, marketing e propaganda não se encontram lado a lado na hierarquia.

Icone Autor Sobre o Autor

Alberto Ajzental é Engenheiro Civil pela POLI-USP. Mestre e Doutor pela EAESP-FGV. Foi e é Professor de Estratégia de Negócios, Marketing e de Economia nas escolas ESPM-SP e EESP-FGV. Autor dos livros A Construção de Plano de Negócios - Ed. Saraiva, História do Pensamento em Marketing - Ed. Saraiva e Complexidade Aplicada à Economia - Ed. FGV.

Compartilhar:

NOSSOS APOIADORES

previous arrow
next arrow
Slider
Abrir Chat
Olá, posso ajudar?