Recolher

R$ 39 ,97 por mês

Para finalizar a compra você será redirecionado ao Hotmart, onde todo o processo de compra será explicado passo a passo.

Você terá 30 dia(s) para experimentar gratuitamente o produto. Após este período será cobrado o valor de R$ 39,97 / mês

São aceitos os principais cartões de crédito, Samsung Pay e Google Pay.

Marketing

Marca

Definição de Marca segundo um dos mais famosos autores de Marketing, Philip Kotler, “É um nome, termo, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que tem o propósito de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los de concorrentes”.

Os conceitos signo, significante e significado apareceram sistematizadas pela primeira vez num livro clássico de lingüística Cours de linguistique générole (Curso de lingüística geral), publicação de Ferdinand de Saussure em 1916.

Quando falamos de marca, construção de marca e estratégia de marca, estamos falando sobre comunicação. Para haver comunicação deve haver uma mensagem.

Uma mensagem é um conjunto de unidades menores que resultam de uma associação entre um estímulo físico e uma ideia. Cada uma destas unidades é denominada signo. A estrutura de todos os sistemas de comunicação (escritos, orais, visuais etc.) está apoiada em signos. A mensagem pode ser formada por um ou mais signos.

O signo é a unidade formada por um estímulo físico (sons, letras, imagens, gestos etc.) e uma idéia. É a construção resultante da atribuição de significado a um significante.

O estímulo físico é o significante, a idéia é o significado. As palavras escritas ou orais, por exemplo, são significantes, e as idéias ou conceitos a elas associados são os significados.

O desenho de um E cortado pintado numa placa de metal afixada num poste de rua é um signo que você entende como “neste local é proibido parar”. O desenho é um significante cujo significado foi aprendido por você quando cursou a auto escola.

A palavra arvore lida ou falada com entendimento compartilhado é o signo. Quando escrevo a palavra árvore, vem à sua mente uma imagem de árvore. A palavra em si escrita, a sequencia de 6 letras é o significante enquanto a imagem que nos vem a cabeça, o significado, nos foi atribuído nas nossa aulas de alfabetização, assim compartilhamos do mesmo contexto e sabemos igual do que se trata.

Enfim, o que marca tem a ver com toda esta explicação acima?

Quando por um exercício te mostro um logo de uma empresa, musica, cores, personagem ou ator, rapidamente você terá condições de me falar sobre qual empresa ou produto este logo diz respeito.

Há um forte trabalho e investimentos realizados no sentido de atribuir significado ao significante, de tal forma que ao ser estimulado por uma Marca, você não apenas reconhece qual empresa ou produto se trata (identificação e diferenciação) como virá para sua mente conceitos e atributos de qualidade assim como outros fatores. Vale lembrar que este trabalho vem sendo feito incessantemente e em muitos casos as pessoas nem se dão conta disso. Faça um exercício, tente perceber como signos vem sendo  construídos na sua mente. Qual banco tem a cor laranja? E vermelha? Qual musica vem à sua cabeça quando falamos de processador de computador? Qual empresa de alimentos tem um ninho como marca?

Icone Autor Sobre o Autor

Alberto Ajzental é Engenheiro Civil pela POLI-USP. Mestre e Doutor pela EAESP-FGV. Foi e é Professor de Estratégia de Negócios, Marketing e de Economia nas escolas ESPM-SP e EESP-FGV. Autor dos livros A Construção de Plano de Negócios - Ed. Saraiva, História do Pensamento em Marketing - Ed. Saraiva e Complexidade Aplicada à Economia - Ed. FGV.

Compartilhar:

NOSSOS APOIADORES

previous arrow
next arrow
Slider
Abrir Chat
Olá, posso ajudar?