Recolher

R$ 39 ,97 por mês

Para finalizar a compra você será redirecionado ao Hotmart, onde todo o processo de compra será explicado passo a passo.

Você terá 30 dia(s) para experimentar gratuitamente o produto. Após este período será cobrado o valor de R$ 39,97 / mês

São aceitos os principais cartões de crédito, Samsung Pay e Google Pay.

Marketing

Produto – Opções

Falamos do Antonio que é dono de uma hamburgueria e que depois de um ano de atividade em seu negócio havia reduzido a oferta de 30 para 8 opções, aquelas que mais vendiam.

Manuela, sua prima, na mesma época abriu também um negócio para venda de hambúrgueres. Ela alugou uma loja de rua, com 40 metros quadrados, a grelha e o balcão de montagem dos sanduiches ficam bem de frente para a rua.

Você entra na loja e vai até o fundo onde faz o seu pedido ao caixa. A loja não tem cardápios daqueles que você pega com sua mão e lê as opções, em geral engordurados ou desmontando. Bem na sua frente, escancarado, grande, no alto da parede, encontra-se uma lousa negra.

Lá está escrito que você pode optar ter seu sanduiche com um de três tipos de pães (normal, com gergelim ou rústico), um tipo de carne, ou seja, hambúrguer com 180 gramas, mas você escolhe o ponto (mal passado, ponto ou bem passado), e ai você opta por não ter queijo ou ter um de três tipos diferentes (prato, gorgonzola ou cheddar).

Continuando a aventura pela lousa-cardápio você opta por ter ou não em seu sanduiche qualquer um dos itens: alface, tomate, bacon, cebola roxa ou cebola caramelizada.

Desta forma você personaliza seu lanche. O preço é único. Ela cobra R$ 25,00. Vai do teu gosto e apetite fazer a combinação que mais te agrada naquele momento.

As bebidas, refrigerantes, sucos engarrafados ou cerveja artesanal, você pede diretamente ao caixa, que estica o braço e retira de uma geladeira com porta de vidro que se encontra bem detrás dela. Você paga e aguarda;

Após uns 8 minutos o seu número de chamada aparece no display, ai você retira sua compra que foi feita sob encomenda (make to order), ou seja, quando realizado o pedido a produção se iniciou. Outras lanchonetes trabalham em feito para estoque (make to stock), ou seja, baseado em previsão de demanda, mais apropriado quando a demanda pode ser bem prevista, os volumes são altos e quando a questão do tempo de espera é crucial.

Mas voltando à comparação com o negocio do Antonio, que conta em seu cardápio com 8 opções, contei esta historia porque o negócio da Manuela, talvez você não tenha notado, mas conta em seu “cardápio” com 288 opções!!!

Não percebeu?  Voltando um pouco para a matemática, mais especificamente para a análise combinatória, caso você possa optar por 3 tipos de pães, 4 opções na categoria queijo (ter 3 tipos ou nenhum), e escolher ter ou não 5 ingredientes, você tem de opção 3x4x2x2x2x2x2 que é igual a 384 variantes!!!

Em termos de estoque de produtos, para oferecer todas estas opções, o balcão de montagem só precisa ter disponível 11 ingredientes. Com relação ao preço, dado que alguns podem achar injusto, vale perguntar se por ter ou não uma fatia de queijo ou folha de alface, valeria a pena diferenciar o preço dos sanduiches em 50 centavos, R$1,00 ou R$2,00? Não creio.

Icone Autor Sobre o Autor

Alberto Ajzental é Engenheiro Civil pela POLI-USP. Mestre e Doutor pela EAESP-FGV. Foi e é Professor de Estratégia de Negócios, Marketing e de Economia nas escolas ESPM-SP e EESP-FGV. Autor dos livros A Construção de Plano de Negócios - Ed. Saraiva, História do Pensamento em Marketing - Ed. Saraiva e Complexidade Aplicada à Economia - Ed. FGV.

Compartilhar:

Anterior

CRM – Conhecendo o cliente

NOSSOS APOIADORES

previous arrow
next arrow
Slider
Abrir Chat
Olá, posso ajudar?