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Marketing

Comunicação através dos sentidos

Nós nos relacionamos com o mundo através dos nossos sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.

Um cliente ao entrar em uma loja ou prestador de serviço vai receber informações e será comunicado sobre o negócio através de seus sentidos.

O empresário deve ter sempre em mente qual seu negócio, quais seus valores e aquilo que deseja ser. Este deseja ser deve levar em consideração aquilo que seu cliente valoriza e busca no seu negócio.

Assim, ele precisa saber comunicar sua intenção, quem é, o que vende, quais seus valores, o que entrega, criar empatia e cumplicidade com seu cliente. Muitos chamam este processo de trabalho de marca. Um dia aprofundaremos mais sobre trabalho de marca.

Alguns estudos mencionam que mais de 70% das informações que recebemos e processamos vem da visão. Mas dependendo do negócio outros sentidos poderão se mostrar mais ou menos importantes, como paladar e olfato para alimentação, olfato para perfumes e essências e tato para vestuário.

Desta forma o empresário deve se colocar no lugar do cliente, tentando não pensar como dono do negócio, tentar não considerar suas crenças e buscar enxergar o negócio da forma mais isenta possível.

O que você entende e consegue enxergar do seu negócio? Levando em consideração os cinco sentidos que dispomos, todos estão sendo utilizados pelo negócio? Estão sendo bem utilizados? Fazem parte de um “pacote”, ou seja, os estímulos são trabalhados em conjunto e alinhados?

Com relação à visão, pode-se pensar em poluição visual na loja, que pode ser ou não ser um fator positivo, depende do tipo de negócio. Para um negocio de saúde e alimentação recomenda-se menor poluição, pois transmite maior limpeza e ordem. Para um negócio que deseja distrair e excitar o cliente, tal como uma balada, a poluição pode ser benéfica. As cores também trabalham com este efeito, cores claras e pasteis para negócios que transmitem tranquilidade assim como o contrario, vermelho forte e preto para rapidez e excitação. Mas preto com outros tons transmitem sobriedade.

Sobre audição, música ambiente com volume mais baixo, de fundo e de característica mais tranquila podem ser indicadas para uma compra de livros, perfumes e vestuário, o contrario pode ser mais indicado para uma lanchonete que deseja uma maior rotatividade de seus clientes.

Quanto ao tato, escolher um acabamento de piso cerâmico como porcelanato, mais frio, transmite sensação de limpeza, ordem, é mais indicado para farmácias, clinicas. Um piso de madeira rústica, que transmite maior conforte acústico e térmico e acolhimento, é mais indicado para locais mais sofisticados e de baixa circulação tais como vestuário ou calçados de mais alto padrão.

Em se tratando de negócios de alimentação, nem precisamos aprofundar a questão do paladar, mas vale lembrar que olfato é igualmente importante, dado que estes sentidos trabalham juntos em nosso corpo. O olfato é obviamente importante para negócios que trabalham especificamente este sentido, como perfumes, porém, importante lembrar que olfato pode servir a todos negócios, quer seja clinica – ambiente deve cheirar limpeza, loja de vestuário – ambiente pode remeter ao campo, couro ou alguma outra lembrança afetiva ou mesmo alimentação – ninguém quer sair da lanchonete cheirando bacon, tampouco  eucalipto. Enfim, o negócio sempre deve ser pensado como um todo, o sentidos dos clientes devem ser estimulados de tal forma que o negócio comunique sem confundir, e estes sentidos devem ser trabalhados tal que tenham a capacidade de auto reforçar.

Icone Autor Sobre o Autor

Alberto Ajzental é Engenheiro Civil pela POLI-USP. Mestre e Doutor pela EAESP-FGV. Foi e é Professor de Estratégia de Negócios, Marketing e de Economia nas escolas ESPM-SP e EESP-FGV. Autor dos livros A Construção de Plano de Negócios - Ed. Saraiva, História do Pensamento em Marketing - Ed. Saraiva e Complexidade Aplicada à Economia - Ed. FGV.

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