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Para finalizar a compra você será redirecionado ao Hotmart, onde todo o processo de compra será explicado passo a passo.

Você terá 30 dia(s) para experimentar gratuitamente o produto. Após este período será cobrado o valor de R$ 39,97 / mês

São aceitos os principais cartões de crédito, Samsung Pay e Google Pay.

Marketing

Canal – Comportamento do Consumidor

As redes de supermercados, que são operação de distribuição (ou canal) por excelência, com o intuito de ampliar as vendas e abarcar um mercado consumidor maior, trabalham com os segmentos de mercado Hiper Mercado, Atacadista e Mini Mercado. Desta forma estas redes procuram cobrir as todas as brechas, adequando a oferta às diversas características da demanda.

A segmentação visa aumentar a eficiência da oferta à demanda e podem ser trabalhadas  tanto características demográficas como psicológicas do momento de compra do publico alvo.

Com relação às características demográficas do publico alvo devem ser levados em consideração o tamanho da população, sua distribuição geográfica, seus gostos, assim como o tamanho do seu bolso, ou seja, a loja deve estar situada onde o cliente deseja comprar e oferecer os produtos que desejam e podem comprar.

Com relação às características psicológicas do momento de compra, podemos entender que o cliente pode querer fazer as compras do mês, as compras de conveniência ou as compras de auto indulgência

No primeiro caso, compram-se maiores volumes, o preço é fator preponderante, abre-se mão de conforto e sofisticação no processo de compra e os itens mais comprados são os básicos de alimentos, de higiene pessoal e material de limpeza. Neste caso horti fruti e perecíveis não são o foco.

No segundo caso, compram-se itens faltante das compras mensais, em menor volume, o preço apesar de importante não é preponderante como nas compras de alto volume, e aqui se torna muito relevante a facilidade de acesso, a menor demora no processo de compra. São comprados basicamente os mesmos itens que nas compras do mês mais um ou outro item especifico ou perecível.

Enfim, no caso das compras por auto indulgência desejamos satisfazer nosso espírito. Estas são compras esporádicas, com menor numero de itens, com menor valor total, mas podem ser itens de maior valor unitário. Neste caso se tornam mais relevantes o conforto do ambiente e o processo de compra, são comprados itens mais sofisticados de cuidado ao corpo, azeites, doces, queijos, massas frescas, carnes especiais e bebidas alcoólicas.

Assim, como vimos, é estratégico que uma empresa que deseja ver seu faturamento crescer pelo aumento do volume e valor individual das vendas pense nas características racionais e emotivas dos clientes e busque se adequar a estas.

Quando realizar suas próximas compras, perceba quais necessidades e desejos procura ver atendido e tente relacionar com o ambiente de compras no qual você acaba por procurar. Você vai perceber e descobrir coisas interessantes a respeito do seu hábito de consumo e de como os negócios se anteciparam a isso.

Icone Autor Sobre o Autor

Alberto Ajzental é Engenheiro Civil pela POLI-USP. Mestre e Doutor pela EAESP-FGV. Foi e é Professor de Estratégia de Negócios, Marketing e de Economia nas escolas ESPM-SP e EESP-FGV. Autor dos livros A Construção de Plano de Negócios - Ed. Saraiva, História do Pensamento em Marketing - Ed. Saraiva e Complexidade Aplicada à Economia - Ed. FGV.

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