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MACROeconomia

Ano Novo vida velha

Este ano de 2017 está chegando ao fim.

É hora de pensar na estratégia para o próximo ano. Para estratégia devemos ter um olhar micro, ao concentrar o pensamento no produto, na necessidade e condições do cliente e na melhor relação entre produto e cliente, mas devemos ter uma olhar Macro, mais amplo.

O olhar Macro servirá para entender se devemos aumentar a quantidade produzida, se é o momento certo de investirmos em novas instalações, aumentar o numero de funcionários, abrir uma nova filial, desenvolver novos produtos, aumentar os investimentos em promoção e propaganda, aumentar o volume de estoques, pedir crédito e se endividar para fazer frente a estes avanços, ou fazer exatamente o contrário de tudo isto que acabei de escrever.

Para isso recorremos às previsões de cenário macroeconômico. Estes vão nos mostrar em linhas mais gerais e amplas, através de dados que chamamos agregados, aquilo que provavelmente vai acontecer.

Este cenário vai influenciar o comportamento e tomada de decisão dos clientes e uma mudança nessa variável influenciará aquilo que deverá ser ofertado e de qual forma.

2017 foi um ano muito difícil, encerrará com aproximadamente 13 milhões de desempregados ou 12,4% da PEA - população economicamente ativa; alto desemprego reduz os salários, assim, a massa salarial que é a multiplicação das pessoas ocupadas pela sua renda acabou caindo devido a estes dois fatores que se retroalimentam.

Segundo o boletim Focus do Banco Central, de 24 de novembro último, o Produto Interno deverá crescer apenas 0,73%, isto após duas enormes quedas sucessivas de 3,8% e 3,6% em 2015 e 2016 respectivamente. Por outro lado, como fator positivo, o enfraquecimento da demanda manteve uma baixa inflação (IPCA) que deve fechar o ano em 3,06%, uma taxa meta de juros SELIC a 7%, o que reflete em juros reais de 3,82% e taxa de cambio R$ / US$ em 3,20.

O mesmo relatório prevê para 2018 um crescimento do Produto Interno de 2,58%, uma inflação (IPCA) de 4,02% com taxa meta de juros SELIC a 7%, o que reflete em juros reais, historicamente muito baixos, de 2,86% e taxa de cambio R$ / US$ em 3,30.

Qualitativamente, que deve estar refletido nas previsões econômicas, vale lembrar que 2018 reserva aos brasileiros uma Copa do Mundo iniciando em Junho, com duração de um mês, que reflete aumento de vendas de certos produtos como cerveja, porém em detrimento da diminuição de tantos outros. Fora a corrida eleitoral presidencial que tomará impulso após a Copa e que carrega um forte sentimento de indefinições futuras.

O que isto significa para o seu negócio?

Significa que dificilmente a taxa de desemprego diminuirá rapidamente, assim como não deverá ter um aumento significativo no aumento dos salários e da massa salarial. A demanda continuará deprimida.

Com o fim do processo de piora, aqueles que não perderam emprego terão maior motivação para o consumo, mas sem exagero. Preço baixo continuará mandatório, mesmo que em troca de diminuição de atributo de marca ou qualidade. Vale lembrar que baixos juros meta SELIC não significam necessariamente baixos juros para consumo da pessoa física, que rondam os 400% ao ano no cartão de credito ou cheque especial, assim compras à vista ainda são mandatórios para o consumidor racional e consciente, aquele que suporta esperar pelo consumo de um item não urgente. E você empreendedor? O que fazer diante deste cenário? Pense bem e avalie bastante suas estratégias.

Icone Autor Sobre o Autor

Alberto Ajzental é Engenheiro Civil pela POLI-USP. Mestre e Doutor pela EAESP-FGV. Foi e é Professor de Estratégia de Negócios, Marketing e de Economia nas escolas ESPM-SP e EESP-FGV. Autor dos livros A Construção de Plano de Negócios - Ed. Saraiva, História do Pensamento em Marketing - Ed. Saraiva e Complexidade Aplicada à Economia - Ed. FGV.

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