João pretende montar um quiosque em Shopping Center. Vai vender
brigadeiros feitos pela sua esposa, cozinheira de mão cheia. Ele prefere não
ter um negócio de rua por conta da segurança e sabe que os clientes, os
funcionários das lojas e os funcionários da administração do Shopping podem vir
a ser seus clientes.
Ele andou lendo as colunas escritas pelo Alberto no UOL, já sabe quanto
terá que investir inicialmente - precisará de R$ 50 mil para montar o quiosque
e para o estoque inicial e já tem uma previsão de receitas de R$ 50 mil – pois pesquisou
outras operações parecidas de brigadeiros, bolos e doces em outros Shoppings
Centers.
Agora chegou a hora de ele calcular a previsão de despesas. João sabe
que as despesas podem ser divididas entre fixas e variáveis.
As despesas fixas são aquelas que não variam em função de algum outro
fator. O aluguel que João pagará é de R$ 5 mil por mês. Como terá 3
funcionários terá como despesa R$ 5 mil de custo direto aos funcionários. De
custo indireto como taxas e impostos relacionados aos funcionários, pelas suas
contas, que ainda serão validadas pelo seu contador, estima numa conta
grosseira ter que desembolsar outros R$ 4 mil. De energia elétrica colocou em
sua planilha R$ 250,00 e de custos de manutenção com o quiosque estimou R$
750,00. Assim somou de custos fixos R$ 15 mil por mês.
João acredita que venderá 10 mil brigadeiros por mês a um preço de R$ 5,00
cada, daí sua estimativa de faturamento de R$ 50 mil, como mencionado anteriormente.
As despesas variáveis são aquelas como o próprio nome indica, variam.
Estas variam em função de outro fator. João não sabe com exatidão quanto
gastará na compra de brigadeiros de sua esposa, nem de embalagens por mês, pois
suas vendas são uma estimativa, mas sabe seu custo unitário. Sua esposa vai
vender os brigadeiros para ele por R$ 1,00 cada unidade. João deverá ainda
gastar R$ 1,00 com a embalagem de cada brigadeiro. Assim a venda de cada
brigadeiro carrega um custo de R$ 2,00 por unidade. Este custo também pode ser
chamado de CMV, ou, custo da mercadoria vendida. Quanto mais brigadeiros João
vender, maior gastará em termos absolutos com CMV. Como projeta vender 10 mil
brigadeiros por mês, este aponta um custo de R$ 20 mil por mês com CMV.
João já entendeu que terá R$ 15 mil de despesas fixas mais R$ 20mil de
despesas variáveis por mês, somando R$ 35mil dos previstos R$ 50mil de
receitas. Mas ainda não realizou os cálculos de taxas e impostos, pois não
entende nada deste assunto, e estes mesmos também podem ser fixos e variáveis. Como
o sistema tributário brasileiro é complexo, para não dizer complicado, ele vai
conversar com um contador que vai lhe explicar como definir o sistema que seu
negocio se enquadra e como se darão as alíquotas.
O calculo das despesas é relativamente mais simples do que o cálculo das
receitas. Isso porque parte do calculo das despesas é conhecida e fixa. Porém,
uma parte das despesas é variável em geral função das próprias vendas, que tem
que ser estimada. Estimar as receitas para se verificar os diversos resultados
chama-se criação de cenários, tema que discutiremos em futuro próximo. No
próximo texto discutiremos a questão das taxas e impostos.
Sobre o Autor
Alberto Ajzental é Engenheiro Civil pela POLI-USP. Mestre e Doutor pela EAESP-FGV. Foi e é Professor de Estratégia de Negócios, Marketing e de Economia nas escolas ESPM-SP e EESP-FGV. Autor dos livros A Construção de Plano de Negócios - Ed. Saraiva, História do Pensamento em Marketing - Ed. Saraiva e Complexidade Aplicada à Economia - Ed. FGV.