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Estratégia

Qual produto oferecer ao mercado?

Maria Luiza deve decidir qual Produto ela deseja oferecer ao mercado. Produto é a oferta. A oferta pode ser tangível, aquilo que podemos pegar com a mão, ter a posse, neste caso se chama bem, ou intangível, recebemos o benefício, mas não temos a posse, neste caso se chama serviço.

Dependendo daquilo que ela optar fazer, deverá adotar um caminho de estudo mercadológico específico. Nesta altura do campeonato ela pode e deve ter um quadro mais completo das suas preferências e daquilo que deseja fazer, pois em função disto poderá vislumbrar quem ela será como empresária, qual negocio terá, qual o risco, quanto capital necessitará e quais os futuros retornos.

Se Maria Luiza decidir por oferecer serviço, de forma geral empregará menos de seu capital, o que reduzirá riscos financeiros, mas agregará menos valor à sua oferta e provavelmente terá um retorno menor. Nesta situação ela se limitará a vender suas habilidades e conhecimentos. Ela poderá consertar roupas com defeitos, costurar roupas sob encomenda para algum cliente, e seu negócio será B2C, e pode atender encomendas de lojas produzindo quantidades de uma determinada linha de produto conforme pedido do cliente e seu negócio será B2B.

Se ela se decidir por oferecer um bem, empregará mais de seu capital ou terá que pedir emprestado se endividando, o que aumentará o risco financeiro, agregará mais valor à sua oferta e apesar de não ter garantia, poderá ter um retorno superior. Nesta situação venderá não só suas habilidades e conhecimentos de execução, mas também de criação, análise de tendência de moda e planejamento de montagem da coleção.

Esta sua coleção poderá ser realizada para estoque, ou seja, ela banca tudo, produz tudo e somente depois de produzido tentará comercializar, esta forma além de exigir mais capital, ainda surge mais um risco que é o risco de mercado, ou seja, pode ocorrer de não haver aceitação por parte do mercado para aquilo que ela produziu. Este tipo de produção se dá em maior grau quando da venda ao cliente final.

Ou ela poderá produzir tendo recebido algum pedido, ou seja, ela produz uma peça para um cliente final ou algumas peças piloto e tenta vender em maior escala caso tenha alguma encomenda, este caso ocorre em maior grau quando da venda a empresas.

Com tantas decisões a tomar daqui em diante, uma coisa ela sabe, deseja produzir para um mercado feminino adulto, que é aquele que ela tem maior afinidade, embora ainda não tenha certeza qual tipo de especialidade seguirá se esporte, casual ou social.

Enfim, com este cenário diante de si, Maria Luiza continuará a percorrer o planejamento mercadológico para poder ao final deste tomar sua decisão. Vale mencionar que este importante percurso por todos os “pês” chama-se Marketing Mix, que preconiza que todos os “pês” devam ser estudados e que as decisões adotadas devam buscar uma coordenação e harmonia entre estes.

Icone Autor Sobre o Autor

Alberto Ajzental é Engenheiro Civil pela POLI-USP. Mestre e Doutor pela EAESP-FGV. Foi e é Professor de Estratégia de Negócios, Marketing e de Economia nas escolas ESPM-SP e EESP-FGV. Autor dos livros A Construção de Plano de Negócios - Ed. Saraiva, História do Pensamento em Marketing - Ed. Saraiva e Complexidade Aplicada à Economia - Ed. FGV.

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