Recolher

R$ 39 ,97 por mês

Para finalizar a compra você será redirecionado ao Hotmart, onde todo o processo de compra será explicado passo a passo.

Você terá 30 dia(s) para experimentar gratuitamente o produto. Após este período será cobrado o valor de R$ 39,97 / mês

São aceitos os principais cartões de crédito, Samsung Pay e Google Pay.

Estratégia

Fazer o que ama é importante ao empreender, mas só isso não basta

Luiz acompanhava desde cedo sua mãe na cozinha. Quando voltava da escola, cursava o antigo primário pela manhã, sua mãe estava dando os últimos retoques no almoço que iria servir dali alguns minutos. Ele subia numa cadeira e via sua mãe mexer nas panelas. Ele continuou os estudos e acabou se formando em Direito.

Alguns anos depois de formado e com carreira promissora em um grande escritório de advocacia, ele sentia que, mesmo bem-sucedido, faltava algo na sua vida. Como acabara de perder seu pai, percebeu que a vida era curta. Seu passatempo favorito era visitar o Mercado Municipal, a seção de gastronomia nas livrarias e de cozinhar para a família aos finais de semana. Com espírito independente, resolveu trocar o trabalho no escritório por empreender e se dedicar àquilo que sempre amou - a culinária. Pediu demissão do escritório e abriu um bistrô.

A atividade que adotamos como nosso passatempo, aquela que desfrutamos por prazer, pode sim ser a porta de entrada para o mundo dos negócios. Afinal, um dos fatores mais importantes para o sucesso de um empreendedor é fazer aquilo que gosta - ter amor ajuda muito, até porque é inevitável que muitos obstáculos apareçam pela frente e somente com muita determinação e persistência é possível continuar na luta. Também porque é necessário conhecer o negócio em que se deseja atuar e, geralmente, quando gostamos de algo estamos atentos, envolvidos ou até somos grandes conhecedores do assunto. Assim, é um bom começo nos identificar com o futuro negócio.

Luiz, que amava cozinhar, procurou um ponto comercial, contratou arquiteto, engenheiro, fez reforma, comprou móveis, montou cozinha, abriu a empresa, criou uma marca com nome e logotipo, desenvolveu o cardápio, contratou funcionários. Na inauguração, chamou seus parentes e amigos. Estava realizado, muito feliz. No dia a dia, realizava as compras cedo de manhã, controlava o caixa, as contas a pagar, fazia banco e verificava questões contábeis e de tributos. Ele virou administrador, financeiro, gestor de RH e teve que contratar um chef, com quem no começo chegou até a discutir ingredientes e o cardápio, mas breve deixou de fazê-lo.

Com o tempo, percebeu que já não ia ao Mercado Municipal, nem namorava livros de culinária, nem tinha tempo para realizar as viagens que tanto gostava e que havia deixado de cozinhar por prazer. Ele havia montado aquilo que achava ser o negócio da sua vida, mas teve que parar para repensar seu papel.

Há inúmeros casos onde começamos o negócio levando em consideração nossas paixões, mas, com o tempo, pode ocorrer de nos distanciarmos da atividade específica que gostamos para virarmos gestores. É importante saber que isto pode ocorrer, para não gerar frustrações. Não devemos perder de vista que ser o responsável principal pelo negócio pode forçá-lo a se dedicar a atividades outras que não somente aquelas sonhadas.

Há formas de se evitar estes problemas, como ter entendimento claro da equipe necessária, entender a sua posição dentro desta, saber montar a equipe e até recorrer à terceirização para os serviços em que não deseja se envolver. Mas não se deve esquecer que a responsabilidade final será sempre do empreendedor.

Negócios e Ambiente de Negócios é um assunto complexo e com muitas variáveis. Tenho como meta aqui avançar uma a uma, passo a passo, de forma calma e contínua, tal que eu possa apresentar, explicar, analisar e discutir com vocês cada passo que vamos dar daqui para frente. Hoje vimos aspirações do empreendedor, sua identidade com o negócio e cotidiano. No próximo texto vamos conversar sobre racional econômico.

Icone Autor Sobre o Autor

Alberto Ajzental é Engenheiro Civil pela POLI-USP. Mestre e Doutor pela EAESP-FGV. Foi e é Professor de Estratégia de Negócios, Marketing e de Economia nas escolas ESPM-SP e EESP-FGV. Autor dos livros A Construção de Plano de Negócios - Ed. Saraiva, História do Pensamento em Marketing - Ed. Saraiva e Complexidade Aplicada à Economia - Ed. FGV.

Compartilhar:

NOSSOS APOIADORES

previous arrow
next arrow
Slider
Abrir Chat
Olá, posso ajudar?