João deverá investir R$ 50mil para montar seu quiosque de brigadeiros em
Shopping Center incluído neste valor o estoque inicial.
Como ele é um cara conservador, prefere supor que venderá 7.500
brigadeiros por mês que trará R$ 4.672,50 de resultados, conforme fez as contas
e estão explicadas no texto da semana passada.
Ele sabe que este resultado serve para remunerar o capital que ele
investiu, seu trabalho e seu tempo como proprietário, mas quer deixar bem claro
em como dividir este resultado entre
estas diferentes partes.
João sabe que o custo de oportunidade do seu capital seria o valor
equivalente a ele não realizar qualquer negócio e deixar seu dinheiro aplicado em
um investimento de baixo risco e baixa rentabilidade.
A caderneta de poupança de enquadra nesta categoria. O rendimento da Poupança é
calculado de acordo com a Taxa Referencial e pela remuneração adicional, que é
de 0,5% a.m. (ao mês), quando a taxa de Juros (SELIC) for superior a 8,5%.
Quando a taxa for inferior a este valor, o rendimento é calculado com 70% da
Selic mais a TR.
Assim, calculou que R$ 50mil aplicados na caderneta de poupança renderiam
a uma taxa que estimou de 0,6% a.m. o equivalente a R$ 300,00 a.m.. Como seu
negócio envolve maior risco do que deixar o dinheiro aplicado na poupança, ele
estimou ter um retorno cinco vezes maior daquele da poupança.
Assim João entende que o retorno do seu capital deverá ser de R$ 1.500,00
por mês. Fazendo a conta mais simples que existe de capital investido sem
considerar inflação, seu negócio terá um pay
back de 34 meses. Isto quer dizer que após 34 meses terá de volta seu capital
investido de R$ 50mil.
Como o negócio entrega R$ 4.672,50 de resultado e ele estipulou que R$
1.500,00 por mês seriam a remuneração do seu capital, ele terá pra si o valor
de R$ 3.172,50 a titulo de pró labore que servirá para remunerar seu tempo e trabalho.
João sabe que provavelmente não atingirá a venda máxima de imediato, que
poderá levar alguns meses para tal, mas com estes números em mente ficou mais
confortável no que tange a prosseguir em frente na abertura de seu negócio.
Agora ele deve escolher um ponto comercial, contratar a execução do quiosque,
contratar funcionários, treiná-los, comprar embalagens, abrir a empresa,
comprar a mercadoria e começar a trabalhar. Ainda há muitos itens na sua lista
de coisas para fazer e ele tem que fazer todas, e bem feito, para ter seu
negócio pronto para funcionar.
Sobre o Autor
Alberto Ajzental é Engenheiro Civil pela POLI-USP. Mestre e Doutor pela EAESP-FGV. Foi e é Professor de Estratégia de Negócios, Marketing e de Economia nas escolas ESPM-SP e EESP-FGV. Autor dos livros A Construção de Plano de Negócios - Ed. Saraiva, História do Pensamento em Marketing - Ed. Saraiva e Complexidade Aplicada à Economia - Ed. FGV.