Recolher

R$ 39 ,97 por mês

Para finalizar a compra você será redirecionado ao Hotmart, onde todo o processo de compra será explicado passo a passo.

Você terá 30 dia(s) para experimentar gratuitamente o produto. Após este período será cobrado o valor de R$ 39,97 / mês

São aceitos os principais cartões de crédito, Samsung Pay e Google Pay.

Empreendedorismo

Economia e Gestão dizem respeito à vida das pessoas

Economia e Gestão dizem respeito à vida das pessoas. É intrínseco e está no seu dia a dia mesmo que muitos não se deem conta. Aliás, uma das principais razões para não se dar conta é desconhecer. Assim que alguém é exposto a um conhecimento, ganha a capacidade de enxergar os eventos do seu cotidiano, aquilo que acontece à sua volta, através das lentes deste ponto de vista recém adquirido.

Há muitas situações e conceitos que são abordados pela Economia e pela Gestão que lemos e ouvimos com frequência. Taxa de juros, taxa de câmbio, inflação, taxa de desemprego, balança comercial, balanço de pagamentos, retorno, margem, lucro, enfim, um mundo de informações. Basta olhar as páginas que você leu logo antes de chegar a este texto, ou que virá a ler logo depois.

Mas dentre todos estes, acredito ser o mais importante e básico o conceito de bem-estar. Bem-estar não é necessariamente acumulação de riqueza, busca desenfreada pela eficiência ou felicidade. Bem-estar nem sempre está relacionado a estes anteriores, por mais que possamos pensar num primeiro momento que sim.

Bem-estar está relacionado à segurança física, financeira e emocional, do presente e do futuro, e em ter boas perspectivas em geral.

Brasil é um pais continental. Desigual em vários aspectos e que não consegue gerar, quiçá distribuir, os benefícios necessários para todos a contento.  Somos primitivos nesse quesito. Dado nosso incrível fracasso em tantas frentes e as frustações que advém destes fracassos, queremos desesperadamente encontrar resposta e soluções, e em geral, infelizmente, no curto prazo. Somos tentados ao caminho mais fácil, ao atalho, que nem sempre atende nossas necessidades.

Discutimos falta de emprego quando neste pais o que não falta é trabalho. Não falta gente para fazer e coisas por fazer. Como estruturamos nosso sistema produtivo, como organizamos o trabalho, como incentivamos investimento, como regulamos a competição, enfim, como nossas organizações funcionam, quer sejam empresas públicas ou privadas, escolas, hospitais, creches e como se dá sua gestão dizem muito sobre nossa capacidade de gerar riqueza no sentido mais amplo, e de distribuí-la, aumentando nosso bem-estar.

Esta coluna que se pretende semanal, tem como objetivo abordar, comentar, analisar e tecer sugestões sobre as práticas das diversas organizações produtivas, dado o ambiente em que se encontram, não se limitando ao ambiente econômico. Vou me valer dos conceitos de Gestão e de Economia abordados no universo acadêmico em sintonia com as informações e fatos mais relevantes e atuais veiculados na mídia. Neste espaço, espero reduzir a distância entre o conhecimento acadêmico e o dia a dia das pessoas e das organizações, tal que o leitor ganhe outras e novas lentes para entender melhor seu entorno ao mesmo tempo em que nossas organizações possam contribuir no incremento do bem-estar de todos nós. 

Icone Autor Sobre o Autor

Alberto Ajzental é Engenheiro Civil pela POLI-USP. Mestre e Doutor pela EAESP-FGV. Foi e é Professor de Estratégia de Negócios, Marketing e de Economia nas escolas ESPM-SP e EESP-FGV. Autor dos livros A Construção de Plano de Negócios - Ed. Saraiva, História do Pensamento em Marketing - Ed. Saraiva e Complexidade Aplicada à Economia - Ed. FGV.

Compartilhar:

Anterior

Cai o mundo - Introdução, calma

NOSSOS APOIADORES

previous arrow
next arrow
Slider
Abrir Chat
Olá, posso ajudar?