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Produto – Curva ABC

Em gestão existe um conceito que chama Curva ABC, ou Curva de Pareto, que em geral é aplicado na gestão de estoques.

Este conceito explicita que nem todos os itens comercializados por uma empresa respondem de forma homogênea por algum critério ou característica.

Podemos, por exemplo, relacionar o valor acumulado dos diversos itens comercializados, de forma decrescente, por sua importância nas vendas da empresa.

Comece relacionando todos os itens que comercializa. Some em Reais quanto cada um destes itens vendeu num determinado mês.  Ai comece a somar estes valores de forma acumulada até atingir uns 70% do valor total vendido no mês, faça o mesmo para os próximos 20%, e  repita para os últimos 10%.

Você obterá uma tabela como a apresentada abaixo:

Nesta tabela a empresa comercializa 20 itens diferentes. Pode-se ver o valor de vendas mensal de cada um dos itens.

Repare que os primeiros 4 itens (ou 20% do total de itens) responde por quase 70% do valor total de vendas – os chamados itens A. Os próximos 6 itens (ou 30% do total de itens) respondem por quase 20% das vendas –chamados itens B. E por fim, 10 itens (ou 50% do total de itens) respondem por apenas 10% de todo o faturamento – chamados itens C.

Esta curva serve para que as atenções, esforços de gestão e de estoque sejam distribuídos em função da importância relativa entre os diversos itens comercializados, ou seja, os itens não são importantes de forma homogênea.

Outro dia estava conversando com Antonio. Ele tem uma hamburgueria que vende em um mês 6.000 sanduiches, uma media de 200 por dia. Um dia percebi que oferece 8 opções de sanduiche, mas há um ano atrás quando ele abriu seu negocio oferecia 30 opções de sanduiche.

Perguntei pra ele porque havia realizado tamanha redução. Ele me respondeu que ao longo desse tempo constatou que apenas 5 sanduiches respondiam por 80% das vendas, outros 3 por 15% das vendas e que os demais 22 sanduiches quase não saíam, respondendo por apenas 5% das vendas.

Assim, ele decidiu concentrar seus esforços nos 8 sanduiches que respondiam por 95% do seu faturamento. Hoje ele compra menos insumos, tem menos perda de mercadoria, seu cliente não se perde em tantas opções e ele diminuiu a necessidade de capital de giro dado que conta hoje com  menor estoque.

Icone Autor Sobre o Autor

Alberto Ajzental é Engenheiro Civil pela POLI-USP. Mestre e Doutor pela EAESP-FGV. Foi e é Professor de Estratégia de Negócios, Marketing e de Economia nas escolas ESPM-SP e EESP-FGV. Autor dos livros A Construção de Plano de Negócios - Ed. Saraiva, História do Pensamento em Marketing - Ed. Saraiva e Complexidade Aplicada à Economia - Ed. FGV.

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