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Contabilidade

Cálculo da Simulação Econômico Financeira

João mal dormiu quando tomou conhecimento dos impostos que teria que pagar em sua operação de quiosque de brigadeiros que deseja abrir em Shopping Center.

Assim, resolveu fazer uma simulação de vendas para saber quanto teria de lucro, ou prejuízo, para diversos níveis de vendas. Inclusive ficou curioso para saber qual seria o ponto de break even, aquele ponto de vendas em que equilibra as contas, não tem lucro nem perdas.

Ele montou uma planilha em Excel no seu computador e colocou como variável fixa o preço de venda de RS 5,00, o custo de mercadoria vendida de R$ 2,00, que era o custo do brigadeiro mais a embalagem individual, e os custos fixos de mão de obra mais leis sociais, aluguel e custo de energia elétrica que somam R$ 15.000,00.

Optou pelo regime tributário Simples Nacional dado o faturamento previsto se enquadrar na faixa 3, ou seja, entre R$ 540 mil e R$ 720 mil anuais, e por simplicidade adotou esta alíquota para todas as faixas de sua simulação.

Então ele criou quatro colunas e colocou no cabeçalho de cada coluna um determinado volume de vendas mensais de 2.500, 5.000, 7.500 e 10.000 unidades. Dadas os diversos volumes de unidades vendidas adotado, variaram como previsto os itens Receita e Custos Variáveis, pois estes dependem da quantidade vendida e o item Impostos variou em função de Receita.

João verificou que se vender 2.500 ou 5.000 terá resultado negativo, ou prejuízo, em sua operação. E se vender 7.500 ou 10.000 terá lucro. Mas aí se perguntou quantas unidades teria que vender para ficar no break even?

Aí ele foi variando o volume de vendas até atingir lucro zero, e isto se deu com 5.719 unidades vendidas, como ilustrado na coluna cinza de sua planilha, ou uma média de 190 brigadeiros por dia, 30 dias por mês.

Lembrou que nas suas andanças e pesquisas em outros Shoppings, os quiosques visitados vendiam 250 unidades por dia. Ficou mais tranquilo e pensou que agora seu próximo passo será verificar em quanto tempo se dará o retorno do seu investimento.

Icone Autor Sobre o Autor

Alberto Ajzental é Engenheiro Civil pela POLI-USP. Mestre e Doutor pela EAESP-FGV. Foi e é Professor de Estratégia de Negócios, Marketing e de Economia nas escolas ESPM-SP e EESP-FGV. Autor dos livros A Construção de Plano de Negócios - Ed. Saraiva, História do Pensamento em Marketing - Ed. Saraiva e Complexidade Aplicada à Economia - Ed. FGV.

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